domingo, 2 de agosto de 2009

A Importância do Esporte na Educação




"Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, nas baladas, nas viagem, no convívio, no esporte ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaço da vida com ela: Para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para "saber, para ser ou para conviver."
Cleverson


Cada vez mais os esportes vem revolucionando as escolas do pais. A preocupação no ensino vem crescendo de uma
maneira de incentivo aos nossos alunos é buscar o desenvolvimento nos esportes. Por isso, a importância do esporte na educação.

A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral das crianças, jov ens e adolescentes, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências técnicas , sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social.

O esporte, como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da
educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social. O campo pedagógico do Esporte e um campo aberto para a exploração de novos sentidos/significados, ou seja, permite que sejam explorados pela ação dos educandos envolvidos nas diferente s situações.

Alem de ampliar o campo experimental do individuo, cria obrigações, estimula a personalidade intelectual e física e oferece chances reais de integração social.

A Educação e o esporte a combinação perfeita !

Sabemos que a prática de esporte é um instrumento educacional que propicia o desenvolvimento tanto individual quanto social da criança.
O esporte, infelizmente, não é utilizado pelas instituições educacionais na proporção que deveria. Através da prática esportiva promovemos a socialização, a rotina, o cumprimento de regras, o respeito, a persistência, o saber competir, o aguardar a sua vez, o romper limites, o saber ganhar, o saber perder e muitos outros quesitos. É uma fonte inesgotável de conceitos éticos e morais tão importantes para a formação do indivíduo.

O esporte é uma ramificação da Educação Física , porém deve existir independente dela. O professor de Educação Física deve sim proporcionar o conhecimento de cada esporte para que o indivíduo possa optar, com competência, qual esporte gostaria de praticar. A Educação Física faz parte do currículo escolar e é aplicada no período em que o indivíduo freqüenta as aulas. O esporte deve ser proporcionado pela escola em horário oposto às aulas para que o indivíduo possa freqüentar e se dedicar.
O esporte tem a magia de integrar o indivíduo independente da classe social, raça ou religião. Desenvolve no indivíduo a capacidade de trabalhar em grupo, de cumprir horário,

de saber ouvir, de conhecer o próprio limite, conhecer o próprio corpo, de admitir que precisa melhorar, respeitar as diferenças e tantos outros aspectos tão difíceis de serem conscientizados, além de evitar o sedentarismo tão comum nos dias de hoje onde o indivíduo passa horas sentado em frente a um computador ou a uma televisão seja assistindo ou jogando vídeo game.
O esporte deve ser o maior aliado da educação. Juntos promovem o desenvolvimento integral do indivíduo de forma harmoniosa e sadia despertando para a cidadania e assim formando pessoas de bem.

O esporte um instrumento da educação

A prática esportiva é um instrumento educacional que visa o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, ensinado-os a lidar melhor com suas necessidades, desejos e expectativas, fazendo com que os jovens desenvolvam competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o desenvolvimento individual e social. O esporte, como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social. O campo pedagógico do Esporte é um campo aberto para a exploração de novos sentidos/significados, ou seja, permite que sejam explorados pela ação dos educandos envolvidos nas diferentes situações. Além de ampliar o campo experimental do indivíduo, cria obrigações, estimula a personalidade intelectual e física e oferece chances reais de integração social. O esporte funciona como um diferencial na formação do cidadão e na construção de uma sociedade mais saudável em todos os sentidos. O corpo e mente exercem influência mútua e sempre devemos cuidar de um para mantermos o outro saudável. Vendo no esporte um futuro melhor para as crianças.


3 comentários:

  1. O esporte me fez um homem melhor, ele me tirou do mundo das drogas... sem ele eu estaria perdido. Hahahha zuera clé, mas sem voce nada seria igual cara, acho q alem da importancia do esporte na educacao, temos que levar em conta o papel do coach, que eh muito importante tb, e nisso nao ha ninguem melhor que voce!

    ResponderExcluir
  2. "O esporte tem que ser o maior aliado da educação." Isso só acontece quando temos um professor/educador como vc... movido por impulsos, desafios, por razão, por emoção...que carrega no peito o orgulho de educar...da fraqueza sempre surge a força, fazendo-o guerreiro.
    Educar é começar todos os dias com a mesma alegria e ser educador, é ser mestre, ser pai, ser amigo e companheiro.
    Sucesso
    Sandra

    ResponderExcluir
  3. vc eh o cara clé! te admiro muito e vc sempre vai c um exemplo pra mim! vc ensino a gente a querer melhorar em todos os aspectos!

    ResponderExcluir